Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Me Cookies and Milk

Me Cookies and Milk

"Mereço mais porque sou licenciada"...

- És licenciada em…

- Nada. Não tenho nenhum curso superior.

(silêncio)

É este o momento em que aquela pessoa que conversava comigo passa a desconfiar das minhas capacidades profissionais.

Não frequentei nenhum curso superior. Não havia dinheiro e era preciso ajudar lá por casa. Havia uma proposta de trabalho em cima da mesa mal terminei o 12° ano e eu, felizmente, agarrei a oportunidade com toda a força…

Dei-me bem e comecei a interessar-me mais pelo trabalho do que pela ideia de um dia regressar à escola para frequentar um curso superior.

Durante este 15 anos de trabalho já perdi a conta do número de vezes que me perguntam qual a minha formação académica e, depois de ouvirem a resposta, ficarem em silêncio aparentemente desiludidos.

Fico com a sensação que perco a credibilidade sempre que digo que não tenho formação superior. Há quem torça literalmente o nariz, quem peça para falar com algum colega licenciado, quem me pergunte se não tive capacidades (intelectuais) para ir para a universidade, quem diga que não mereço um cargo superior porque não tenho formação académica à altura, entre outras tantas coisas mais.

Ficava revoltada sempre que alguém punha em causa todas as minhas capacidades só porque não tinha um certificado da universidade pendurado na parede do quarto. Tenho praticamente 15 anos de experiência profissional (bastante intensa e diversificada) e centenas de horas de formação, não chega? Pelos vistos, não!

Agora já aprendi a lidar com estas desconfianças e com tanta estupidez, vale-me o curso superior de “relacionamento interpessoal com pessoas ridiculamente egocêntricas” que a escola da vida me está a dar…

Termino com a “conversa” que deu o mote a este desabafo:

- Já vistes, a Margarida só ganha 600€…

- Eu também recebo isso…

- Tá bem, mas ela é licenciada e não é justo...

A Margarida trabalha há 2 anos, eu há 15, fazemos exatamente as mesmas coisas, com o mesmo horário e responsabilidades, mas ela é licenciada e eu não, e por isso, apenas por isso, ela merece muito mais…

 

 

 

1 comentário

Comentar post